O projeto elaborado pela HAGAPLAN para o Sistema Pirapama, em Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR-PE), acabou com a falta de água de três milhões de pessoas, as quais conviviam com esse problema crônico há mais de duas décadas.

O novo sistema ampliou em 50% a produção de água da RMR, que passou a oferecer 5,13 m³ /segundo. O projeto beneficiou as populações de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e, indiretamente, os moradores de São Lourenço da Mata e Camaragibe.

O projeto elaborado pela HAGAPLAN levou em consideração todas as variáveis da região, principalmente quanto à magnitude do sistema, sendo esse um dos maiores sistemas de abastecimento de água no Brasil. As soluções foram apresentadas aos órgãos competentes e o projeto foi executado em três etapas; a última foi concluída em novembro de 2011.

O novo sistema marcou o fim do rodízio de fornecimento de água na área plana do Recife. As regiões de topografia elevada agora estão recebendo obras complementares, para que a água de Pirapama também chegue a esses locais.

Spain Usa Brazil