A HAGAPLAN tornou-se referência internacional de qualidade por conta de seu portfólio de obras que mudou a vida de milhões de brasileiros. O Programa Mananciais é um dos exemplos dos diferenciais da organização.

Às margens das represas Guarapiranga e Billings, responsáveis pelo abastecimento de água de 4,7 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, cerca de um milhão de pessoas corriam sérios riscos. A degradação ambiental fazia com que os moradores vivessem em condições sub-humanas.

O trabalho da equipe multidisciplinar da HAGAPLAN, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e dos Governos Estadual e Federal, foi essencial para transformar essa realidade, promovendo a conservação e o saneamento ambiental das represas; controlando a ocupação desordenada nas áreas de mananciais e desenvolvendo ações de recuperação social e ambiental nos bairros próximos.

As mudanças profundas operadas levaram o Banco Mundial a destacar o Programa Mananciais como referência. Desde o início do programa, em 1994, mais de 150 mil famílias já foram ou vêm sendo beneficiadas, seja com novas moradias ou com urbanização, obras de infraestrutura e intervenções em áreas de risco.

Já foram investidos R$ 1,6 bilhão e, até 2015, o programa deverá receber mais R$ 2,8 bilhões, possibilitando a implantação e melhoria de sistemas de esgotamento sanitário, abastecimento de água, canalização de córregos, urbanização de vielas e ruas, assim como de implantação de áreas de lazer.

O Programa Mananciais, realizado pela HAGAPLAN, reafirma a possibilidade de equilíbrio entre a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento e o bem-estar da população nas grandes cidades.

Spain Usa Brazil